A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado pela recusa à ingestão de alimentos associada a como a pessoa percebe seu peso corporal, no qual há uma preocupação excessiva com o ganho de peso. A pessoa tem uma imagem distorcida de seu corpo, percebe-se sempre acima do peso e passa a restringir a alimentação com a finalidade de emagrecer, além de utilizar laxantes, induzir vômitos, realizar exercícios em excesso e a utilização de inibidores de apetite. É importante observar no indivíduos os sinais de dietas severas e a falta de percepção deste quanto ao emagrecimento progressivo. Normalmente a falta de apetite não é causada por uma disfunção gástrica, mas sim por uma desestabilização psicológica.

A anorexia nervosa ocorre em 90% dos casos no sexo feminino, especialmente entre o início da pré-adolescência até o início da vida adulta. Trata-se de uma doença grave que pode levar a óbito caso seja diagnosticada e tratada muito tardiamente.

Como resultado dessa condição, o indivíduo pode apresentar algumas manifestações gastrointestinais como constipação que podem alternar com diarreias causadas por laxantes, baixa pressão arterial e temperatura corporal, amenorreia, ressecamento da pele e cabelos, unhas quebradiças e até mesmo dores nos ossos.

A pessoa nessa condição requer tratamento, porém existe a resistência, visto que o indivíduo não se percebe como doente e raramente procura ajuda ou vai aceitá-la de imediato. Este torna-se um processo complexo já que envolve também a família e por isso, o adolescente resiste no sentido de aceitar ajuda de um adulto, seja a família ou o profissional de saúde. A intervenção deve ser realizada por uma equipe multidisciplinar composta por pediatra ou clínico geral, psicólogo, psiquiatra, e nutricionista. Por se tratar de uma doença, quanto antes o diagnóstico e tratamento, mais chances tem o paciente de obter resultados positivos.