logo

Mariza Ferreira Bastidas

Psicóloga CRP 06/149729

A atuação por meio dos estágios na área social, escolar, organizacional, saúde e clínica me permitiu ver que a psicologia nos oferece um universo de possibilidades para atuação. A partir disso, a paixão pela área da saúde foi crescendo e descobri que muito dos sintomas físicos são resultados de como funciona o psicológico do indivíduo e por isso, a psicologia me interessou muito. Percebo que comecei a trilhar o mais doce dos caminhos, a saúde mental, e é nesse campo que desejo me dedicar cada vez mais.
contato@marizaferreira.com.br
(11) 97232-1837

TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL

Email: contato@marizapsicologa.com.br

Siga-nos:

WhatsApp: +55 (11) 97232-1837

 

A auto-sabotagem

A auto-sabotagem

A auto-sabotagem ou auto-boicote é quando você cria, de modo consciente ou inconsciente objeções para justificar a não realização de um objetivo. Exemplo disso é quando o indivíduo adia uma atividade importante, desiste de um desafio por medo de enfrentá-lo e não alcançar o êxito e até mesmo faz uso de álcool ou outras drogas para disfarçar as emoções.

 

A auto-sabotagem é um modo cômodo de tentar se enganar, frustrar-se e lançar a culpa da própria frustração em outra pessoa. É aquele indivíduo que planeja, mas não consegue colocar o plano em prática, ou quando o coloca, não consegue dar andamento ao mesmo. É o típico sujeito que começa um projeto, mas nunca termina, porém tem sempre uma justificativa para não fazê-lo.

 

Para este indivíduo sabotador, a tendência é de sempre lançar a culpa sobre o outro, quando na verdade, o seu maior inimigo é ele mesmo.

 

Pode ser que o indivíduo que possua este comportamento não o tenha identificado, ou talvez tenha percebido, porém não saiba a quem pedir ajuda…

 

Pense: você costuma agir assim de modo recorrente?

 

Se você possui um comportamento como este e ele acontece de modo repetitivo, talvez seja o momento de buscar ajuda para aliviar este sofrimento.

 

Saiba que , a psicoterapia pode ajudá-lo no processo de autoconhecimento e gerenciamento de pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Mariza Ferreira
Abrir Chat
Posso ajudar?