Atendimento Psicológico

TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL

A bulimia nervosa é um transtorno alimentar em que há no indivíduo um desejo irresistível de comer , ao mesmo tempo em que este se sente culpado pela ingestão compulsiva de alimentos , além da preocupação com o peso corporal, o que faz com que este recorra a mecanismos para expelir o alimento. Alguns dos mecanismos utilizados para eliminar o alimento é a provocação do vômito, a utilização de diuréticos ou purgação, com o objetivo de que este alimentos não façam efeito ao peso corporal.

 

Normalmente o sujeito que apresenta a bulimia está dentro do nível de peso considerado como normal. É um transtorno alimentar que acorre, em 90% dos casos, em mulheres e comumente pode ter início no final da adolescência e início da vida adulta. As pessoas com bulimia apresentam sentimento de descontrole, por isso sentem-se envergonhadas pela condição e tentam esconder a condição.

 

A prática da bulimia pode levar a descompensações no organismo e prejuízos na saúde do indivíduo, tais como:

Perda do esmalte dos dentes: o hábito de provocar o vômito de modo recorrente, pode levar a um desgaste na esmaltação dos dentes.

Alcalose metabólica: Ocorre pela perda excessiva de ácido gástrico através do vômito.

Acidose metabólica: Acontece em razão do uso constante de laxante para provocar a diarreia.

 

É importante lembrar que pessoas que praticam a bulimia precisam de auxílio para tratar a condição. Por meio da modificação de pensamentos e das crenças disfuncionais, é possível alcançar bons resultados no tratamento do paciente bulímico. A intervenção deve ser realizada por uma equipe multidisciplinar composta por pediatra ou clínico geral, psicólogo, psiquiatra, e nutricionista. Por se tratar de uma doença, quanto antes o diagnóstico e tratamento, mais chances tem o paciente de obter resultados positivos.

Posso ajudar?