logo

Mariza Ferreira Bastidas

Psicóloga CRP 06/149729

A atuação por meio dos estágios na área social, escolar, organizacional, saúde e clínica me permitiu ver que a psicologia nos oferece um universo de possibilidades para atuação. A partir disso, a paixão pela área da saúde foi crescendo e descobri que muito dos sintomas físicos são resultados de como funciona o psicológico do indivíduo e por isso, a psicologia me interessou muito. Percebo que comecei a trilhar o mais doce dos caminhos, a saúde mental, e é nesse campo que desejo me dedicar cada vez mais.
contato@marizaferreira.com.br
(11) 97232-1837

Ansiedade em Tempos de Quarentena

Ansiedade em Tempos de Quarentena

Ansiedade em tempos de quarentena

Ansiedade em tempos de quarentena, uma realidade inerente ao sujeito ansioso, mas que também bate à porta de todos aqueles que repentinamente tiveram que mudar a sua rotina, mudar planos e que não foram “avisados”.

Uma reflexão bastante pertinente em época de isolamento social, é a vivência do medo, de estranhas manifestações sintomáticas a que o corpo e a mente estão passando. Afinal de contas, o que eu tenho? COVID-19 ou crise de ansiedade? É importante atentar-se aos sinais, já que em ambas as situações, a pessoa poderá apresentar sintomas parecidos. O próprio momento de isolamento social poderá desencadear os sintomas de uma crise de ansiedade, com isso, a pessoa poderá confundi-los com sinais de outra doença, que neste momento é o covid-19.

Segundo o Ministério da saúde,os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:

😲Tosse;

🤒Febre ;

🤧Coriza ;

🥴Dor de garganta;

🥵#Dificuldade para respirar (persistente)

 

❗Já em uma crise de ansiedade, os sintomas são:

 

😱Medo constante;

😡Tensão, nervosismo e irritabilidade;

🤯Pensamento focado no objeto de tensão;

😟Sensação de que algo ruim vai acontecer;

🤢Náusea;

😵Dor no peito;

💞Batimentos do coração, acelerados;

😫Dificuldade para dormir

🥵#Dificuldade para respirar (passageira);

😵Dor de barriga ou diarreia;

😰Aumento de suor;

😖Tremores nas mãos ou outras partes do corpo

🤕Boca seca;

🥶Mãos e pés frios, dentre outros.

😌 Saiba que é possível controlar a crise de ansiedade. Tente relaxar: Sente-se de modo confortável, inspire pelo nariz contando até 4, prenda o ar, contando até 2 e solte o ar pela boca, contando até 6. Repita este exercício, assim, o seu cérebro perceberá que está tudo bem e os sintomas serão controlados.

 

Diante do crescimento dos casos de pessoas infectadas pelo covid-19, é importante redobrar os cuidados de higiene, se puder, não saia de casa sem necessidade e siga todas as orientações das autoridades de saúde. Este é um momento em que todos nós estamos vivendo uma espécie de luto, já que repentinamente, fomos privados de nossa liberdade. Fomos obrigados a manter o distanciamento social e isso é um fator difícil de seguir, entendendo que somos calorosos nos cumprimentos, gostamos de apertos de mão, abraços, beijos no rosto. É natural que estejamos sentindo essa dor, por causa do distanciamento e desse inimigo invisível. É um momento atípico e não podemos mudá-lo, precisamos sentir essa dor inevitável, mas podemos escolher passar por tudo isso dando um novo significado a toda essa tragédia. Quando tudo isso passar, não seremos os mesmos, provavelmente teremos muitas perdas, perderemos amigos, familiares, colegas de trabalho, emprego…e, tudo isso pode ser a oportunidade para que nos reinventemos e busquemos olhar o mundo com outra lente. 

Mediante a essa realidade, é preciso ressignificar, o que não é uma tarefa fácil, trata-se de um processo. Busque o apoio da psicologia para que você possa se cuidar, se compreender, se reorganizar e passar por essa turbulência. A pandemia é real, o isolamento é necessário, mas tudo isso vai passar.

 

Segue algumas dicas para você se organizar na sua nova rotina:

 

▶️Leia um livro;

▶️Ouça as suas músicas favoritas;

▶️Evite discussões;

▶️Veja um filme;

▶️Estude;

▶️Escreva e se possível, faça um diário;

▶️Organize seus armários;

▶️Cuide do jardim;

▶️Faça as suas preces;

▶️Alongue-se;

▶️Faça manualidades;

▶️Invente jogos para jogar com a família;

▶️Prepare novas receitas;

▶️Administre bem o tempo para o seu home office;

▶️Faça a sua psicoterapia (na modalidade online);

▶️Não saia sem necessidade;

▶️Evite as más notícias, faça a sua parte e lembre-se, vai ficar tudo bem!

 

❗Fique atento aos sintomas e procure o serviço de saúde, quando necessário.

👂🤝Orientação Psicológica (11)97232-1837 whatsapp

 

 

Mariza Ferreira
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Abrir Chat
Posso ajudar?