logo

Mariza Ferreira Bastidas

Psicóloga CRP 06/149729

A atuação por meio dos estágios na área social, escolar, organizacional, saúde e clínica me permitiu ver que a psicologia nos oferece um universo de possibilidades para atuação. A partir disso, a paixão pela área da saúde foi crescendo e descobri que muito dos sintomas físicos são resultados de como funciona o psicológico do indivíduo e por isso, a psicologia me interessou muito. Percebo que comecei a trilhar o mais doce dos caminhos, a saúde mental, e é nesse campo que desejo me dedicar cada vez mais.
contato@marizaferreira.com.br
(11) 97232-1837

TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL

Email: contato@marizapsicologa.com.br

Siga-nos:

WhatsApp: +55 (11) 97232-1837

O Controle de Pensamentos

O Controle de Pensamentos

O controle de pensamentos, parece algo simples, mas nem todas as pessoas pensam assim. Como estão seus pensamentos? Parecem mais uma tempestade ou estão mais para calmaria?

Lidar com os pensamentos é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Os pensamentos disfuncionais são aquele tipo de pensamentos que vêm como um furacão, mesmo em uma situação simples. Uma regra muito válida para equilibrar os pensamentos e sensações, é usar o autoquestionamento. Se pergunte se aquele pensamento é uma verdade ou será que você está interpretando o mesmo erroneamente?

 

O que pode ser feito quando os pensamentos tempestuosos invadem a nossa cabeça?

 

Vou citar um exemplo:

 

Um jovem estudante estava indo ao trabalho e, no percurso caiu e fraturou a perna. Com isso, ela precisou se afastar do trabalho e da escola por uns dias, até se recuperar da fratura…

A partir deste exemplo, o indivíduo pode ter dois tipos de pensamentos e inúmeras sensações.

 

1- O pensamento comum deveria ser: Ficarei afastado do trabalho e da escola, para me recuperar, não poderei ir à escola, mas posso estudar por meio do conteúdo repassado pelos colegas e, além disso, colocarei as minhas leituras em dia…posso ver aquela série, receber meus amigos em casa…

 

2- O pensamento disfuncional é: Ficarei afastado do trabalho e da escola…acho que vou perder o emprego e repetir de série…sendo demitido, não conseguirei pagar minhas dívidas…o que vou fazer todo este tempo, trancado em casa sem poder sair? Essas coisas só acontecem comigo…Sou um azarado!

 

Fazer um exercício de autoquestionamento poderá fazer com que este jovem estudante veja a própria situação de um modo mais real, o que o ajudará a ver inúmeras possibilidades de tarefas para este tempo de afastamento do trabalho e da escola. Perceba que o modo como interpretamos um evento pode nos gerar diferentes sensações e isso influencia em nossa saúde mental. Algumas doenças são causadas pelo modo com o nosso cérebro interpreta os eventos, como por exemplo, os pensamento disfuncionais podem gerar doenças como: crises de ansiedade, transtorno do pânico, dentre outras.

 

Lembre-se, mudar é um processo, portanto, exige tempo. Fazer isso sozinho(a) pode ser difícil, por isso, não hesite em buscar ajuda profissional. Como já disse, é  possível desenvolver a habilidade de controlar e organizar os pensamentos.

Mariza Ferreira
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Abrir Chat
Posso ajudar?