logo

Mariza Ferreira Bastidas

Psicóloga CRP 06/149729

A atuação por meio dos estágios na área social, escolar, organizacional, saúde e clínica me permitiu ver que a psicologia nos oferece um universo de possibilidades para atuação. A partir disso, a paixão pela área da saúde foi crescendo e descobri que muito dos sintomas físicos são resultados de como funciona o psicológico do indivíduo e por isso, a psicologia me interessou muito. Percebo que comecei a trilhar o mais doce dos caminhos, a saúde mental, e é nesse campo que desejo me dedicar cada vez mais.
contato@marizaferreira.com.br
(11) 97232-1837
 

Quando a dor é na alma

Quando a dor é na alma

Quando a dor é na alma, estamos falando de uma dor a nível psíquico, ou seja, é uma sensação diferente da dor orgânica, mas isso não quer dizer que ela não exista. Muitas vezes ela está arraigada na alma e não é percebida ou considerada pelas pessoas no dia a dia. Essa dor na alma é uma dor psíquica, uma tristeza ou angústia, como se fosse uma sensação de que algo estaria alojado na garganta, sufocando. Essa sensação ocorre quando são absorvidos os sentimentos de frustração, culpa, rejeição e vergonha. Sabemos que os momentos de angústia e dor fazem parte da vida do ser humano, mas é importante compreender que essas sensações passam.

 

Quando a dor é na alma, ela pode se intensificar a ponto de sufocar o emocional do indivíduo e levá-lo ao isolamento, que é um fator negativo para quem está nessa condição. O ideal é pedir ajuda, compartilhar essa “carga” emocional, falar dos sentimentos. Falar sobre essa dor é uma possibilidade de fazê-la cessar ou, ao menos conviver com a mesma. A cura pela fala ou o “talking cure”, um método proposto pela psicanálise, no qual o psicanalista se põe a escutar o sujeito do sofrimento, ao mesmo tempo que este sujeito tem a possibilidade de olhar para dentro e “visualizar” o objeto provocante da dor. Esse é um processo que possibilita a comunicação da dor, a reflexão sobre ela e até mesmo a superação da mesma.

 

Procure apoio de um amigo e também de um profissional em saúde mental, porque as emoções adoecem quando a dor é na alma.

 

Mariza Ferreira
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Abrir Chat
Posso ajudar?